domingo, 14 de agosto de 2011

About my work..

Então, finalmente um post falando do meu trabalho hahah
Essa semana nós visitamos um hospital público de medicina ayuvédica. Pra quem não sabe esse é um tipo de mecina alternativa muito buscado por indianos e por pessoas de todo o mundo. É um tratamento com produtos e instrumentos naturais que trabalha com todo o sistema, desde o psiquico até a parte física, da dor. É um tipo de medicina que vê o paciente como um todo e não só a doença em si, desde alimentação, hábitos de lazer, relacionamentos, sono, se é calorento ou friorento, etc. Eu anexei um artigo que fala um pouco mais sobre os principios da medicina ayurvédica. Aqui na India tem até faculdade pra isso e nós visitamos uma dessas escolas que fica no mesmo campus do hospital de internação e do ambulatório. É muito interessante ver a forma como eles trabalham.. esse hospital que eu mostro pra vocês no vídeo é um hospital público, então vocês vão poder ver as condições precárias, quase inacreditáveis, em que esses pacientes são tratados. E mais uma vez eu me pergunto, como pode tanta gente viver nessas condições.

Eu estava conversando com meu amigo Vaib (que é indiano) sobre essa precariedade e estilo de vida dessas pessoas. E conversamos sobre o porquê dos banhos, inclusive, serem de torneirinha e não de chuveiro. Ele me respondeu que aqui as pessoas são muito pobres e os banhos de baldinho e torneirinha são reflexos da pobreza. Eles apenas querem economizar água e por isso não usam o chuveiro. Tomar banho de chuveiro aqui é luxo. Mas ele disse que sabe que se toma banho de chuveiro está disperdiçando a água dos que precisam. Isso me fez pensar na minha situação aqui.. sou uma turista filha da mãe que chega aqui e toma banhos confortáveis de chuveiro e gasta em um banho a água que as criaturas economizaram por um mês. Hoje tomei banho de balde, foi tri bom!

Os hospitais particulares aqui são excelentes, com condições comparáveis às de um hospital do USA. Porém, para os padrões indianos ele é muito muito, absurdamente caro, ainda que se comparado a maioria dos hospitais estrangeiros, seu preço seja considerado simbólico, pra não dizer ridículo. Mas como eu acabei de dizer, é inviável para a maioria dos cidadãos indianos. Então eles acabam sempre utilizando o serviço público, que como vocês vão poder ver no vídeo é extremamente precário e com o mínimo de higiene. Mas o que mais me impressiona é que eles não morrem de infecção. Eu acredito que esse fato se atribua à imunidade desse povo. Tchê, é só pensar.. as criaturas se criaram andando no chao imundo, bebendo água sem tratamento, comendo comida com a mão suja, aqui eles não cortam as unhas (nem da mão nem do pé), o que esperar: uma imunidade de dar inveja! haha

ta vou deixar vocês verem agora.. (desculpa o amadorismo, mas eu tava sem a camera boa nesse dia)



link com informações sobre medicina ayurvédica:

2 comentários:

  1. adorei o videooo!!! muita bala!! filma tudoo!!! hauhauahuahauha! muita bala ver esse contraste! lu se tornou nova correspondente internacional, olha vai virar reporter da globo! q chiqueee!! huahauhauah, beijossss

    ResponderExcluir
  2. Luuuuuuuuuuu!!!!!!
    Saudades masterrr de vc amiga!!! Desde que as aulas recomeçaram, naum tive mais tempo de ler o teu blog...mas hj já fiquei por dentro das últimas notícias; adorei o teu video pro teu papi, quase chorei contigo; adorei as novas fotos, o video do hospital, enfim..., estou com muita saudades tuas. As aulas recomeçaram e tá tudo tão sério, um pouco sem graça, sei lá, acho que é falta da tua alegria, da tua luz!!!!
    Ilumina os indianos ai,e aproveita né xuxu, pq logo logo a gente vai poder se ver, matar a saudade, piriguetiar por ai!!!!
    Amooooooooo
    Bjuxxx Miriam

    ResponderExcluir